A equipe do Cilla Tech Park participou, entre os dias 10 e 12 de dezembro, em Curitiba, de uma agenda estratégica voltada ao fortalecimento da gestão da inovação no Paraná, a partir do contato direto com a metodologia KTH Innovation Readiness Level™ (KTH IRL), desenvolvida pelo Royal Institute of Technology (KTH), da Suécia.
Nos dias 10 e 11 de dezembro, a participação ocorreu na sede da Fundação Araucária, durante o Workshop Internacional KTH IRL (Suécia), promovido em parceria com a KTH University. O encontro reuniu profissionais de ambientes de inovação do estado, proporcionando uma imersão técnica no modelo sueco de avaliação e maturidade da inovação.
A programação presencial e intensiva apresentou os fundamentos do KTH Innovation Readiness Level™, uma metodologia reconhecida internacionalmente por apoiar o desenvolvimento de ecossistemas, organizações e equipes inovadoras. Ao longo do workshop, os participantes tiveram contato com ferramentas práticas, estudos de caso e dinâmicas voltadas à avaliação da maturidade institucional em inovação, além de discussões sobre a adaptação do modelo à realidade brasileira.
O workshop foi conduzido por Donnie SC Lygonis, estrategista de inovação do KTH Innovation, referência internacional na área e reconhecido por sua atuação no apoio à transformação de ideias empreendedoras em negócios inovadores. Donnie destacou o alto nível de engajamento dos participantes e o potencial do ecossistema paranaense, ressaltando a relevância do intercâmbio internacional promovido ao longo da semana.
Para a assistente de comunicação do Cilla Tech Park, Emilly França, a experiência foi estratégica para o aprimoramento das práticas já desenvolvidas pelo parque. “Foi muito importante entender a metodologia que a KTH utiliza e, principalmente, revisitar projetos que já existem no nosso território. A partir disso, conseguimos estruturar essa metodologia e refletir sobre como levá-la para Guarapuava, contribuindo tanto para o sistema paranaense como para o apoio aos negócios tecnológicos e inovadores”, destacou.
Dando continuidade à agenda internacional, no dia 12 de dezembro, a equipe do Cilla Tech Park participou de um novo encontro com representantes do KTH, desta vez na UTFPR, em Curitiba. A reunião teve como foco as aplicações da metodologia na educação e os caminhos para transformar pesquisa científica em novos negócios, reforçando a conexão entre academia, inovação e empreendedorismo.
A participação no Workshop, a convite da Fundação Araucária, impulsiona o CTP na adoção de modelos avançados de gestão da inovação, na qualificação contínua de sua equipe e no fortalecimento do ecossistema de inovação de Guarapuava e do Paraná, ampliando conexões internacionais e alinhando-se às melhores práticas globais em ciência, tecnologia e inovação.