Equipe do Espaço Maker do CTP entrega Rover tecnológico, de análise de soja, para pesquisadores da FAPA/Agrária
Na quinta-feira (2), durante o WinterShow, a equipe do Espaço Maker do Cilla Tech Park (CTP) realizou a entrega oficial de um Rover desenvolvido sob encomenda para a FAPA/Agrária. O equipamento foi solicitado pelo pesquisador de Mecanização e Inovações Tecnológicas, Vitor Muller Anunciato, e tem como objetivo automatizar a contagem e a análise das plântulas de soja.
O chassi do Rover foi produzido com peças impressas em 3D e o sistema, segundo Gabriel Woitovetch, integrante do Espaço Maker do CTP, utiliza uma placa Raspberry associada a um modelo de inteligência artificial treinado especificamente para análise de plântulas, atingindo 97,5% de precisão.
De acordo com Vitor Muller Anunciato,pesquisador de Mecanização e Inovações Tecnológicas da FAPA/Agraria, a demanda surgiu pela necessidade de automatizar esse processo. “Para você ter uma ideia, hoje para avaliar todos esses lotes, precisaríamos de mais ou menos 20 pessoas trabalhando sem parar durante três dias. Em busca de automatizar essa contagem e essa avaliação, procuramos o Cilla Tech Park e o maker Jhonnathan Ferreira, que nos atendeu com a expertise na parte de desenvolvimento e estruturação de projetos.”
O especialista em Inovação e Tecnologia da Cooperativa Agrária, Alessandro Branco, ressaltou a importância das parcerias entre a cooperativa, uma das fundadoras do CTP e o parque tecnológico. “O CTP tem se destacado bastante na região, em Guarapuava e no Paraná. A Agrária precisa aproximar junto com o CTP essas parcerias para que a gente consiga evoluir e avançar no agro e na indústria.”
A entrega do Rover reforça a importância da colaboração entre instituições de pesquisa, cooperativas e ambientes de inovação para acelerar soluções tecnológicas voltadas ao agronegócio.